Daimer´s

19/1/20

Foi o Jaguarú - https://www.facebook.com/estudiodsantuche

Foi o Jaguarú

Uma comparação subliminal do monstruoso bicho que ronda o rio que tem seu nome.
A falta de políticas culturais de gerar propagandas e projetos para concientizar e sensibilizar a população das duas cidades irmãs, para amenizar a contaminação do Rio Jaguarão e a Lagoa Merín. Toda a beleza do novo cais, a iluminação e a nova performance dada, ainda e desestruturada pelo lixo e os esgotos que não tem uma evacuação filtrada ou pré-tratadas. O cheiro forte a contaminação, ainda e leve, mas está alí a cada sopro de vento. As águas residuais podem ser vistas como vão contaminando a beira do Jaguarão. Mais de 4L são vertidos por cada minuto em um só foco de drenagem. Em um litro dágua residuais, contém mais de 4 mil vírus e bactérias. E lamentável que na análise d'água, se tenha em conta a cuantidade permitida por litro, de contaminação, e não a soma de todos os litros.
A colocação de plantas purificadoras dágua como as macrófitas, Esparto (Stipa tenacissima), Lentillas d'água (Lemna minor), Alface d'água (Pistia stratiotes) entre outras. Essas plantas ao completarem o ciclo, vão se descompor e a remoção deve ser feita. Porém uma equipe voluntária de fato, pôde se formar na preservação da orla do rio e que entendam o valor e a importância desse trabalho no futuro. Isso em parte para tratar a água, mas cada humano deve contribuir na preservação e fazer das águas um lugar apto para todos e livre de contaminação. Apostando a econômia e o turismo. Um criadouro de peixes que possam se multiplicar em poucos anos, vai dar uma volta na fauna local, tanto que o Rio Jaguarão e o movimento cidadão das duas cidades, será visto como modelo internacional a preservação do meio ambiente. O turismo garantido e o trabalho dos microempreendedor, vão ser valorizados, pois maís movimento, mais ingressos econômicos para as arcas dos monicipios. Todos trabalhamos e contribuímos no futuro das cidades. Não e questão do Brasil ou do Uruguai, e questão de humanidade, não se deixa um irmão caído, se dá a mão e se caminha juntos. ¿Não e para isso que foi formado o Mercosul? Se alguém esperar as autoridades do Mercosul, vai morrer doente de contaminação. Não podemos esperar nada de ninguém além de nós mesmos. Seja forte e corajoso e faça sua parte. Más falam que a cupa e do Jaguarú.
O bicho bravo.
Jaguarú vem do dialecto Guaraní e significa capivara do rio ou cão d'água.
Ele tinha cinco olhos para o dia e a noite, sendo um na nuca onde fala-se que podia controlar o tempo. Era peludo e com grandes garras atacando a noite arrancando os pulmões da vítima. Este terrorífico animal selvagem e um ser mitológico prehispánico, lembrando que foi chamado de cão d'água, sendo que o cão foi introducido na região pelos conquistadores Espanhóis.
O nome Jaguarão da cidade e do rio, provavelmente sejam derivados do Jaguarú.
Não a certezas no parecer do monstruo comedor de pulmões, mas foi também descrito como Teju-Jagua, um lagarto com cabeza de cão e partes de jaguar.
No Paraguai, também conta-se deste terror das beirada de lua cheia e noites escuras que sua aparência de lagarto e coberto de pelos, propagaba o medo. E também se conta que era comedor de frutas e ciumento no seu território.
Fique atento cuando ver uma caverna perto das fontes d'água, vá que ele ainda tenha parentes e vizinhos e se unam num grito para te arrancar os pulmões.
Pesquisa e tradução ao português:
Daimer Santuche H.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

- Thanks for to visit this blog. You can sending a coment in the post, too for diferent adress of comunications. www.facebook.com/daimers

- Obrigado por sua visita, temos mais postagem. Comente o que gostou de ver ou ler, entre em contato comigo nas diferentes formas expostas aquí.
www.facebook.com/daimers

Gracias por visitar mi página, comunícate a través de E-Mail dsantuche@gmail.com //daimers@hotmail.com o puedes escribir cartas para daimers Rio Branco Cerro Largo Uruguay
CEP 37100 https://www.facebook.com/daimers